• WORKSHOP NACIONAL SOBRE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL REFORÇA A NECESSIDADE DE PRÁTICAS AMBIENTAIS E RESPONSÁVEIS EM ANGOLA


    O Workshop Nacional sobre Sustentabilidade na Construção Civil, realizou-se hoje 06 de Agosto promovido pelo Ministério do Ambiente em parceria com o Grupo Boa Vida. A iniciativa integrou as comemorações do Dia Mundial da Conservação da Natureza, celebrado a 28 de julho, e visa sensibilizar para a implementação de práticas responsáveis no sector.

    Na cerimónia de abertura, Suzete Antão, representante da direcção executiva administrativa do PCA e assessora do conselho de administração, deu as boas-vindas a todos os participantes e destacou a importância do evento para promover uma maior conscientização sobre a sustentabilidade na construção civil.

    O discurso de abertura em representação a Ministra do Ambiente, Lino Sebastião, PCA do Fundo do Ambiente, salientou que, embora a construção seja um motor fundamental para o desenvolvimento económico e social do país, ela pode representar uma ameaça à biodiversidade e ao equilíbrio ecológico, se não for devidamente gerida.

    O PCA reforçou a necessidade de os projectos obedecerem a regras que evitem a destruição de habitats e espécies nativas, salientando que os Estudos de Impacto Ambiental devem ser uma prática obrigatória, não só para cumprir a legislação, mas como ferramenta estratégica de sustentabilidade. “Precisamos de construir respeitando o ambiente, com uma visão de futuro que preserve os recursos naturais e os ecossistemas”, afirmou.

    O evento contou com a participação da Hassana Lina, Directora Nacional do Ambiente, Karelia Costa, Directora Nacional de Educação Ambiental e Luís Constantino, Consultor da Ministrado Ambiente como palestrantes, onde durante o workshop, foram abordados temas como o enquadramento legal, ferramentas de gestão ambiental, impacto das obras e a importância de práticas mais sustentáveis na construção civil.

    Directora Hassana Lina reforçou que “a gestão ambiental deve estar integrada em todas as fases da obra, com o objectivo de minimizar impactos e promover o uso de materiais sustentáveis, garantindo a saúde das comunidades e dos trabalhadores”.
    Por sua vez, Luís Constantino afirmou que “a construção sustentável é uma prioridade do Governo angolano, que pretende reduzir a pegada ecológica e fomentar a inovação e a responsabilidade social no sector”.

    A Directora Karelia Costa destacou o papel da Educação Ambiental na sensibilização e formação de profissionais, afirmando que “uma sociedade informada e consciente é fundamental para promover obras mais responsáveis e sustentáveis”.

    O evento ocorreu no Condomínio Boa Vida, simbolizando o compromisso do sector privado e do Estado na construção de um futuro mais verde, Participaram no evento técnicos, académicos e ambientalistas que debateram estratégias para incorporar a sustentabilidade em todas as etapas de projectos de urbanização, infraestruturas e edificação. E no final foi aberta a feira para exposição de produtos sustentáveis e novas práticas para o sector da construção.

    A iniciativa visa ainda contribuir para a conservação da biodiversidade, a redução de resíduos e a gestão eficiente dos recursos naturais, reforçando o papel do sector na promoção de uma transformação que una desenvolvimento económico e preservação ambiental.

    Saiba mais em: https://minamb.gov.ao