• INBAC VAI RESTAURAR ECOSSISTEMAS NO MOXICO, HUAMBO E CUBANGO.


    O Ministério do Ambiente, através do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC), vai restaurar ecossistemas nas regiões do Lunguebungo (Moxico), Morro do Môco (Huambo), e nas nascentes dos rios Cubango e Kwanza, com apoio do PNUD, num investimento de quatro milhões de dólares.

    Segundo a representante do PNUD em Angola, Adjany Costa, o projecto visa criar planos de restauração adaptados à realidade local, e promover o desenvolvimento sustentável através de soluções como a energia renovável, que beneficiará comunidades no Lunguebungo, Luena e Lisima Lya Mwono.

    Além da restauração ambiental, estão previstas acções de capacitação para jovens, criação de cadeias de valor e instalação de infraestruturas comunitárias com painéis solares.
    Durante o fórum provincial do Ambiente, o representante da Fundação Lisima, Vladimir Russo, defendeu a inclusão da educação ambiental nos currículos escolares, destacando também a importância da sensibilização através dos meios de comunicação para combater prácticas prejudiciais, como queimadas e abate de árvores.