IIª Reunião Ordinária da Comissão Provincial de Proteção Civil, realizada nesta sexta-feira, 19 de dezembro, na Província do Huambo.
A reunião, presidida pelo Governador da Província, Pereira Alfredo, na qualidade de coordenador da Comissão Provincial de Protecção Civi.
a Reunião teve como objetivo principal:
Proceder ao balanço das principais ocorrências registadas durante a época chuvosa em curso, com enfoque no período compreendido entre 15 de agosto e 17 de dezembro de 2025, e definir estratégias para mitigar impactos futuros.
Durante o encontro, foram analisados dados relevantes sobre os efeitos das chuvas, que afetaram mais de duas mil pessoas, resultando em 56 mortes, 32 feridos e na destruição ou danificação de mais de 500 residências e infraestruturas sociais em diversos municípios da província.
O CETAC esteve representado pelo seu Diretor Geral, Dr. Manuel Adilson Nkolongo, que apresentou o relatório intitulado:
“Estado Atual das Nascentes no Município Sede do Huambo”, destacando a importância da preservação dos recursos hídricos e os impactos das alterações climáticas na região.
A reunião foi considerada produtiva, tendo gerado orientações estratégicas para reforçar a capacidade de resposta da Comissão Provincial de Proteção Civil perante eventos climáticos extremos.



