• ANGOLA REFORÇA COMPROMISSO COM TRANSPARÊNCIA CLIMÁTICA NA 2ª CIMEIRA AFRICANA DO CLIMA.


    Angola destacou-se ao enfatizar a importância da transparência climática e dos sistemas de Monitorização, Reporte e Verificação (MRV) no combate às alterações climáticas, durante a Cimeira Africana do Clima (ACS2), ocorrida de 8 a 10 de setembro de 2025, em Addis Ababa, Etiópia.

    O Secretário de Estado para o Ambiente, Iury Valter de Sousa Santos, participou em dois eventos centrais, uma sessão sobre transparência climática, promovida pela Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) em parceria com a Iniciativa para a Transparência da Acção Climática (ICAT), e um painel sobre sistemas de MRV organizado pela União Africana e pelo Global Green Growth Institute (GGGI).

    Durante a sessão sobre transparência, o Secretário de Estado destacou o papel estratégico do Hub Regional de Transparência da África Central na formação de quadros angolanos, tendo enfatizado que o intercâmbio e troca de experiências têm fortalecido significativamente as capacidades técnicas do país, particularmente no processo de elaboração da sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC).

    No painel sobre MRV, a delegação angolana acompanhou as experiências apresentadas por outros países africanos, onde foi possível identificar e absorver boas práticas e lições que podem ser aplicadas na consolidação do Sistema Nacional de MRV em Angola.

    À margem da cimeira, Iury de Sousa Santos participou de um jantar oficial promovido pelo GGGI, e na ocasião, Angola expressou gratidão pelo apoio prestado às suas estratégias nacionais de desenvolvimento sustentável e destacou potenciais áreas de futuras parcerias, incluindo gestão de resíduos e fortalecimento dos sistemas de transparência climática.

    A participação da delegação angolana na ACS2, reafirma o compromisso do país com os esforços climáticos regionais e globais, ao mesmo tempo que reforça as bases da Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas (ENAC 2022–2035).